.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 30 de abril de 2011

A FILOXERA



A FILOXERA

Depois de uma balda prolongada, cá o Cidadão abt constatou que não completamente erradicada da famosa rua dos vinhedos, mas apenas entre a rua da Maria da Lança e as Arreciadas, a filoxera se transferiu para as artérias da capital das tramagas, começando a carcomer as raízes das ruas da Belavista...
...rua da Quinta dos Bicos...
...e rua da Barca!
 Aquele desiderato avança com tal embalagem pelo subsolo que não se pode lá meter rodinha ou pezinho sem que daí resulte dano!
Por'li há muito que não se ouve tocar rabeca devido às cordas frouxas e o fole da sanfona acusar fugas de ar devido a exposição prolongada às radiações solares cada vez mais agressivas por mor do buraco no ozono e o Barão Vermelho deixar de sobrevoar a região em voos rasantes e de espintalgar cruzes gamadas na fuselagem do seu fokker!
Como se esta maleita não chegasse, encontramos vestígios de míldio, outra peste migrada dos vinhedos, que grassa pelas valetas, chegando a trepar aos postes da vila ribatejana, apalpando-lhes as canecas!
A sebastianista Matri-Harka que nas manhãs de nevoeiro nos tem surpreendido ao surgir-nos envolta em alentejano capote, mais se empenha nas cenas antigas, por cada dia vencido.
Uma mórbida fixação que não descura desde a sua investidura, entrementes solidária com a grã-mestra guardiã das múmias e jarrões gregos.
Antes que se lhes esgotassem os fundos comunitários a aplicar carinhosamente no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte sobejamente conhecido pelo seu miar... ambas deram à luz uma feudal Rede Museológica...
Brrummmm...
E...Ena, c’a ganda susssto!... Pá!
Raiuos e corwiscos!!!
Qwe atré um tuípiko swe artapralha fôdo a  escwevbber!!!
Caíu um relâmpagdo lá fora e o Cidadão abt dweu um pyulo na cadweira e tuido, mas agora já está melhorzjito!
Bom... a tremar das prernas mqas un burkadinhú mejwlwor...
O Concilio dos Faraós não estará a curtir bué estes escritos... Oh, pá... vocês aí em cima, tendes que vos aguentar... à bronca!
Adiante...
Com o feudo tubuco teso que nem um cagapau, o mal das vinhas progredirá por toda a região até alcançar as autárquicas!
De tramagas é que nem pelas arribas junto às tágides águas se descortinarão tais plantas!
in " tramagal.blogspot.com"
Baseados nas ex-kulturas das alfaias, ceifeiras debulhadoras e Berliet’s ex-postas na via pública, incorrendo em contra-ordenação rodoviária por estacionamento abusivo, para o asfalto derretido poderão transplantar os choupos e os salgueiros desbastados junto às tágides margens, rentabilizando os espaços vagos com a rotatividade de sementeiras de cenouras, nabos, couves e repolhos!
Será nessa altura que os executantes com blogger’s à caldeirada, de teclados, palhetas, cordas e foles recuperados, voltarão a afinar os instrumentos, ganhando novos fôlegos para comporem lindas melodias que suplantarão qualquer clássico, espreitando os bandos das arruadas pelas esquinas!
Os peixinhos do açude voltarão a levar com os sermões do Santo António que com excelentes desovas verbais lhes tentará abrir comportas e passagens... e os carôchos farão inovadoras e excelentes bolas de trampa, sempre às arrecuas!
Com uma troika devoradora de autarquias e a antecipada comitiva ex-kultural a protocolar o Núcleo Museológico para a região, não se sabe muito bem se os acordes manterão o mesmo compasso.
É de um tipo ficar doente de todo!
Enquanto esses tempos inspiradores não chegarem caberá aos actuais regedores repavimentarem devidamente as ditas ruas como mandam as normas da casa e não atamancarem as irregularidades com duas carretas de alcatrão e três pazadas de areia do rio!